SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

12 a 15 meses – 360 horas

O curso oferece uma abordagem completa sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, destacando a inserção profissional em cada etapa. Além disso, desenvolve habilidades para organizar o serviço intra-hospitalar, acompanhar o processo de remoção dos órgãos e tecidos e acolher as famílias com comunicação humanizada diante da situação da morte.

 

Objetivo

Com abordagem nos conceitos teóricos e práticos fundamentais para a assistência de enfermagem em procedimentos robóticos, o curso proporciona o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, raciocínio clínico, ética e humanização no contexto da cirurgia robótica. Além disso, aborda a assistência perioperatória direta e indireta, destacando os processos e recursos para práticas seguras nesse campo. Também enfatiza aspectos gerenciais essenciais para a implementação e manutenção de boas práticas assistenciais em cirurgia robótica, enquanto incentiva a formação contínua, a educação, a pesquisa e a produção de conhecimento em enfermagem perioperatória nesse contexto específico.

 

Público-alvo

Profissionais graduados em enfermagem interessados no aprimoramento profissional relacionado a procedimentos cirúrgicos robóticos

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle. 

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Vai precisar se deslocar para as aulas práticas? Alunos da Escola de Saúde têm desconto nos Hotéis Suárez. Clique aqui e saiba mais.

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área;
  • • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação;
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

MANIFESTE INTERESSE

 

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Rayana Sebastião

Enfermeira Assistencial Cirúrgica e Robótica na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Especialista em Gestão Hospitalar e Docência no Ensino Superior. Enfermeira parceira do Centro de Formação em Cirurgia Robótica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

E-mail

PROFESSORES

André Vicente Bigolin

Carolina Rizzi

Eva Jaqueline Cardoso

Fernanda Cardoso Sinhorelli

Helena Cristina Raupp

Bruna Jacobus

NOTÍCIAS DO CURSO

7/abr
28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
Inscreva-se