Dia Mundial da Saúde 2024 e a importância do constante aprimoramento do profissional da saúde

No dia 7 de abril,  a Escola de Saúde La Salle | Santa Casa se une em um esforço conjunto para celebrar o Dia Mundial da Saúde. Esta data, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), serve como um lembrete poderoso do compromisso global com a saúde e o bem-estar de todas as pessoas ao redor do mundo.

Este dia é especialmente significativo à luz dos desafios sem precedentes que enfrentamos nos últimos anos. A pandemia de COVID-19 destacou a importância crítica da saúde pública, da cooperação internacional na proteção da saúde e testemunhamos a dedicação dos profissionais de saúde em todo o mundo. Neste sentido, lembramos a  importância do aprimoramento contínuo para os profissionais da área em termos de qualidade do atendimento ao paciente e os benefícios do aprendizado contínuo para as suas carreiras.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem semipresencial da Escola de Saúde, Profa. Dra. Sonara Estima, o compromisso global com a saúde, passa pela formação destes profissionais que deve ser proporcionada por meio de um aprendizado baseado nas melhores evidências científicas, clínicas e de humanização a fim de qualificar a atenção prestada à população, considerando as vinculações interprofissionais, interdisciplinares e intersetoriais na rede de atenção à saúde. “A área da saúde é muito dinâmica e o processo de trabalho vai se modificando com as  políticas, inovações e tecnologias que são agregadas à assistência. Acompanhar as mudanças é imperativo para que os profissionais desenvolvam e atualizem as competências técnicas, éticas, científicas e de comunicação”, explica Sonara.

A professora também destaca, que são inúmeros os benefícios para os profissionais de Enfermagem que se dedicam ao aprendizado contínuo em sua carreira e, consequentemente, para o universo da saúde em geral. A coordenadora afirma, que os profissionais de saúde devem manter seus conhecimentos atualizados através da educação permanente, que é uma política preconizada pelo Ministério da saúde.  A Educação Permanente em Saúde traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no sistema de saúde como aprendizagem significativa, cotidiana e comprometida com os indivíduos, grupos e coletividades. “Os profissionais são beneficiados pela educação permanente através do fortalecimento e da qualificação para a transformação das práticas de saúde, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho; também propicia a articulação com a o sistema (atenção – gestão – educação – controle social), que implicam no acompanhamento e apoio técnico para o trabalho”, enfatiza.

A professora conclui: “esses aspectos tornam a prática assistencial  mais centrada no paciente/usuário,  de forma individualizada, respeitando suas características e peculiaridades assim como mais humanizada; facilitando o trabalho em equipe,  multiprofissional, interdisciplinar. Não esquecendo que o maior benefício da atualização e integração dos conhecimentos é a empregabilidade e a manutenção no mercado de trabalho”.

Saúde: um compromisso de todos

Enquanto celebramos este Dia Mundial da Saúde, é vital refletir sobre o progresso que fizemos e os desafios que ainda temos pela frente. A saúde não é apenas a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Portanto, devemos continuar a trabalhar juntos para garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, independentemente de onde vivam ou de sua situação socioeconômica.

Neste ano o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”. O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes e ausência de discriminação.

Um compromisso de todos, seja por meio de pequenos atos individuais ou de iniciativas de larga escala, cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de um mundo mais saudável e resiliente. 0 Dia Mundial da Saúde é uma lembrança poderosa do que podemos alcançar quando nos unimos em prol de um objetivo comum.