SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

12 a 15 meses – 360 horas

O curso desenvolve enfermeiros a fortalecer a saúde pública e privada, especialmente nas áreas de cardiologia e hemodinâmica, para enfrentar as doenças cardiovasculares no Brasil. Destaca-se pela formação para a assistência direta ao paciente cardíaco e suas famílias, promovendo a consciência da prevenção de infecções hospitalares e eventos adversos. Além disso, qualifica os enfermeiros para gerenciar unidades cardiológicas e hemodinâmicas, focando na saúde e segurança de todos os envolvidos, e capacita para atividades de ensino e pesquisa nesse campo.

 

Objetivo

Capacitar profissionais de Enfermagem para atuarem de forma proativa em unidades de cardiologia e hemodinâmica, promovendo segurança e saúde. Destaca-se pelo desenvolvimento de habilidades relacionadas às relações humanas, éticas e sociais, além do estímulo à pesquisa e formação continuada. Os participantes adquirem competências para aplicar o processo de enfermagem, elaborando diagnósticos baseados em evidências clínicas para pacientes cardiopatas e em cuidados hemodinâmicos.

 

Público-alvo

Destinado a profissionais graduados em Enfermagem interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades na área de Cardiologia e Hemodinâmica.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Vai precisar se deslocar para as aulas práticas? Alunos da Escola de Saúde têm desconto nos Hotéis Suárez. Clique aqui e saiba mais.

Atividades a distância: Publicadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • • Com práticas na Santa Casa de Porto Alegre, os estudantes vivenciam situações de atendimento reais e contam com a orientação de profissionais experientes. Este momento contempla a orientação e supervisão da atividade prática realizada in loco e oportuniza a vivência no campo de atuação do curso, o que permite a capacitação e o aperfeiçoamento técnico.
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

SIMULE A MENSALIDADE

 

Cronograma

Matriculas abertas: 11/12/2023

 

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Deise Graziolli

Enfermeira com experiência na área hospitalar de alta complexidade há 18 anos. É membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Gaúcha de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) – Departamento de Enfermagem e da Sociedad Interamericana de Cardiología SIAC – Departamento de Enfermagem. Desde janeiro de 2022 faz parte do Departamento de Enfermagem da SBHCI, atuando como Diretora de eventos regionais.

E-mail

PROFESSORES

Fernanda Chieza

Luana Jacoby

Rejane Reich

Maria Feijó

Juliane Araujo Rodrigues

Jacqueline Vaz Alencar

Paola Romero

NOTÍCIAS DO CURSO

7/abr
28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
Inscreva-se