Santa Casa realiza teste PCR e teste rápido da diagnóstico da Covid-19

A Santa Casa de Porto Alegre está realizando dois tipos de teste para a detecção da covid-19: o Teste PCR e o Teste Rápido.

Confira todas as informações sobre cada um dos testes:

Teste PCR:

O que é: o Teste PCR é um exame molecular que avalia a presença de material genético do vírus, comprovando a doença ainda em sua fase aguda.

Quem pode fazer: o Teste PCR está disponível na Santa Casa para pacientes particulares e de convênios. Para os testes por meio de convênio é necessário consultar a disponibilidade da operadora e possuir requisição médica.

Onde fazer: a coleta domiciliar deve ser agendada pelos telefones (51) 3214-8678 ou 3214-8648. Outra opção é o atendimento no ambulatório do Pavilhão Pereira Filho, de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h30 às 13h30.

Quando fazer: pode ser feito a partir do terceiro dia e até o décimo dia da apresentação dos sintomas.

Como é feito: a coleta para o Teste PCR é realizada com um cotonete na boca ou nariz da pessoa que será testada.

Resultado: em até 48 horas

Teste Rápido:

O que é: o Teste rápido é um exame sorológico para a detecção de anticorpos IgM e IgG. Quando o IgM for reagente ou positivo, o paciente deverá ser avaliado por seu médico para pedido de teste complementar de PCR que possa determinar se ele está com infecção ativa ou se já está desenvolvendo anticorpos contra o vírus. Se o IgG for reagente ou positivo, o paciente teve infecção anterior e, portanto, não está com doença ativa e já tem anticorpos formados.

Quem pode fazer: o Teste Rápido está disponível para pacientes particulares.

Onde fazer: é realizado no Laboratório de Análises Clínicas, localizado no subsolo do Hospital Dom Vicente Scherer, sem necessidade de agendamento prévio ou de requisição médica. O Teste Rápido também possui coleta domiciliar. Para mais informações entre em contato pelos telefones (51) 3214.8678 e (51) 3214.8648.

Quando fazer: é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias, período mínimo para a produção de anticorpos após a exposição ao vírus.

Como é feito: o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Resultado: em até 24 horas.

POSTS RELACIONADOS

28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
26/out