Noite de lançamento e aula inaugural no Polo de graduação da Escola de Saúde

Nesta quinta-feira (16), a Universidade La Salle e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, lançaram oficialmente o Polo EAD La Salle | Santa Casa. Na ocasião também ocorreu a Aula Inaugural do curso de Enfermagem Semipresencial, o primeiro curso de graduação ofertado em conjunto pelas duas instituições.

O contrato de parceria do Polo foi formalizado em novembro do ano passado e agora a Escola de Saúde abre as suas portas para receber os primeiros estudantes. “É um marco essa união de duas instituições que prezam pela excelência tanto pelo ensino quanto pela saúde. Ter essa aula hoje da primeira turma de enfermagem é um momento histórico para as duas instituições, é inovador o que estamos fazendo aqui hoje”, afirmou o Pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Márcio Michel.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o curso, a profissão que desejam seguir por meio do relatos da gerente de enfermagem da Santa Casa, Jaqueline Fonseca, da enfermeira assistencial cirúrgica e robótica na Santa Casa, Rayana Sebastião Behenck e da coordenadora do curso, a Profª. Drª Sonara Estima. “Sem sombra de dúvidas somos a maior força de trabalho  do país e tenho o maior orgulho de ser enfermeira. Se tivesse que voltar no tempo eu escolheria a enfermagem novamente”, enfatizou a coordenadora.

“O que veremos aqui será a prática emergindo à teoria” disse a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Roberta Almeida, ao se referir ao curso de Enfermagem. Segundo ela, há muito tempo os profissionais relatam que sentiram falta de uma graduação que integrasse serviço e ensino. “O foco é o atendimento ao paciente e para que tenhamos sempre os melhores desfechos”, finalizou a gerente.

Por meio de um tour guiado pelo Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica – Santa Casa, eles puderam conhecer o espaço desenvolvido especialmente para treinamentos de acadêmicos, residentes, médicos e profissionais da saúde.

O espaço conta com equipamentos modernos e possui uma infraestrutura pensada para oferecer as melhores práticas de ensino, unindo assim o conhecimento teórico e prático.

A Escola de Saúde já é reconhecida em seus cursos de pós-graduação e extensão pelo aprendizado na prática e esse será um dos diferenciais dos novos cursos de graduação. A ideia é possibilitar aos alunos o acesso a conhecimentos atualizados, considerando as principais tendências mundiais na área da saúde, além de permitir vivências em ambientes de simulação que fazem uso de equipamentos e tecnologias de ponta, práticas e estágios nos diferentes espaços da Santa Casa, em contato com profissionais experientes durante toda a formação.

Confira as fotos do Lançamento e Aula Inaugural: Escola de Saúde