Escola de Saúde promove live sobre ciência e espiritualidade

A Escola de Saúde La Salle | Santa Casa, promove nesta quinta-feira (13), às 19h, a live “Ciência e Espiritualidade: quais os benefícios para a saúde?”. O encontro virtual que será transmitido pelo canal do YouTube da Universidade La Salle e também pela página do Facebook da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

No debate sobre o assunto, o Diretor Médico do Hospital São Francisco e Hospital da Criança Santo Antônio, o Dr. Fernando Lucchese e o Reitor da Universidade La Salle, o Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc. A live é aberta ao público, principalmente a todos os profissionais que se interessam pelo tema no âmbito da ciência e dos processos de adoecimento e saúde.

A Espiritualidade é uma das dimensões humanas que vem se impondo de forma progressiva e foi validada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que em 1986, que a reconheceu-a no propósito multidimensional do conceito de saúde, incluída no instrumento de avaliação da qualidade de vida.

Na Escola de Saúde, os cursos de Pós-Graduação estão com as inscrições abertas. Entre os cursos está a Especialização Multiprofissional em Espiritualidade e Cuidados Paliativos na Assistência Hospitalar que traz esses elementos enquanto escopo na qualificação e formação continuada dos profissionais. A mediação da live será da Profª. Drª Maria de Lourdes Borges.

Sobre Fernando Lucchese

O Dr Lucchese é um médico com atuação em tempo integral. Apesar das múltiplas atividades que exerce sua prioridade é o atendimento de seus pacientes. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFGRS, tem mais de 40 anos de medicina, já são mais de 30 mil procedimentos cirúrgicos realizados. Fez sua formação inicialmente no Instituto de Cardiologia do RS e depois na Universidade do Alabama em Birmingham, Estados Unidos. Como cirurgião cardiovascular suas áreas de atuação foram amplas inclusive com a publicação de mais de 300 trabalhos sobre temas médicos de sua especialidade. Sua rotina de vida consiste em cirurgias pela manhã e consultório à tarde. Dr. Lucchese atualmente dirige o Hospital São Francisco de Cardiologia, um dos hospitais da Santa Casa de Porto Alegre. Como professor fez sua carreira na Fundação Federal de Ciências Médicas, antiga Faculdade Católica e atual Universidade Federal de Ciências da Saúde, em Porto Alegre.

Sobre Paulo Fossatti

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve. Possui graduação em Filosofia  e em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultor Ad Hoc do CNPq. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle – RS, e Reitor desta Universidade. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Atualmente, além de Reitor da Universidade La Salle também é Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil.

Sobre Maria de Lourdes Borges

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS), Mestra em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e graduada em Psicologia pela UNISINOS. Atualmente, é corpo docente permanente do programa Stricto Sensu PPG Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Editora-chefe do periódico Desenvolve – Revista de Gestão do Unilasalle (ISSN 2316-5537) desde 2012. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia Social, Inovação e Desenvolvimento (GP Tessido) desde 2013. Coordenadora do Tecnosocial Unilasalle. Coliderança da Linha de Pesquisa Memória e Gestão Cultural. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2013. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional. Trabalha com Gestão Social, Cooperativas. Gestão de resíduos, Estratégia como Prática, Gestão Cultural, Memória organizacional e institucional, Etnometodologia, Gestão de Pessoas.

  1. Acesse a live no YouTube
  2. Acesse no Facebook