Escola de Saúde La Salle / Santa Casa lança cursos de graduação semipresencial

Com informações RBS Brand Studios

A pandemia de Covid-19 transformou a forma de atender a população na área da saúde. Essas mudanças não se refletem apenas na procura pelos profissionais no mercado de trabalho, mas também na busca por pessoas que tenham formação de base voltada para o atendimento das necessidades da saúde da população.

Com três anos de existência, a parceria entre a Universidade La Salle e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre já ofertou 31 turmas de pós-graduação lato sensu e quatro turmas de extensão, e qualificando 536 profissionais. A partir dessa consolidação, a Escola de Saúde La Salle / Santa Casa lançou cursos de graduação semipresenciais na área da saúde. Estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição construirão sua formação teórica e prática no maior e mais tecnológico complexo hospitalar da região sul e do país, referência em alta complexidade e qualidade assistencial.

A Escola tem a missão de proporcionar ensino em saúde, pautado na ciência, na tecnologia e em abordagem prática, promovendo qualidade, segurança e humanização nos processos assistenciais e sustentabilidade aos sistemas de saúde brasileiro. A diretora de Graduação da Unilasalle, Cristiele Ribeiro, comenta que essa é uma ótima oportunidade para que os estudantes adquiram conhecimento com professores, tutores e profissionais da área que integram o conhecimento teórico e prático.

Outro fator importante para essa união está relacionado à valorização da vida e das questões humanas. A universidade segue os preceitos do fundador da Rede da qual faz parte, São João Batista de La Salle, que é o “ensinar a bem viver”, visando uma formação integral de seus alunos. A Gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto Alegre, Roberta Almeida, salienta que a cultura, os comportamentos e as atitudes são similares entre as instituições. Entre os princípios da Santa Casa, estão orientar as ações baseadas na ética e na moral, oferecer atenção e cuidado humanizado em todos os momentos e proporcionar ações de saúde fundamentadas em excelência profissional e organizacional.

Quer saber mais sobre como ingressar nestes novos cursos? Visite o site da Escola de Saúde

Alta complexidade

Cada um dos quatro cursos permite que os estudantes desenvolvam grande parte de suas competências na prática. Formada por oito hospitais, a estrutura da Santa Casa possui, em Porto Alegre, duas unidades que se constituem em hospitais gerais (um para atendimento de adultos e outro pediátrico) e outras cinco especializadas em cardiologia, neurocirurgia e neurologia, pneumologia e cirurgia torácica, oncologia e transplantes. Além disso, desde 2018, o Hospital Dom João Becker, localizado em Gravataí, faz parte do complexo. Para 2023, será inaugurada a nona unidade hospitalar da Santa Casa, o Hospital Nora Teixeira.

– A Santa Casa é um ambiente que permite aprender diversas linhas de cuidado com equipes multi e interdisciplinares, promovendo o conhecimento interdisciplinar na área, com qualidade, segurança e equidade – enfatiza Roberta.

Conheça os cursos

O curso de Nutrição terá foco generalista com ênfase na área hospitalar. Os alunos contarão com a avaliação clínica nutricional em todos os níveis de complexidade em saúde, incluindo a prescrição de nutrição parenteral e enteral em alta complexidade.

Na Enfermagem, entre os diferenciais, está a avaliação sistêmica de paciente crítico, a gestão do cuidado em todas as especialidades, o contato com pacientes oncológicos e a cirurgia robótica, com os quais os estudantes compreenderão os conceitos relacionados a casos em todos os níveis de cuidados da profissão. Também poderão aprender sobre terapia infusional (administração de substâncias, como medicamentos e suplementos, por meio de uma agulha em um acesso venoso) e todas especialidades disponíveis para esta formação.

Já na Biomedicina, o foco é na automação e no controle de exames de laboratório, imunologia e microbiologia. A Santa Casa possui uma área laboratorial das mais desenvolvidas da América Latina.

Por fim, os estudantes da Fisioterapia terão acesso à Reabilitação Robótica, um procedimento que oferece ao paciente um tratamento seguro. O procedimento é realizado com um aparelho de última geração que pode diminuir em até 30% o tempo de internação do paciente.

Tradição de ensino e novos planos

A Unilasalle faz parte da Rede La Salle, que foi fundada há mais de 300 anos e está presente em 80 países. No Ensino Superior possui mais de 46 anos de experiência, formando profissionais capacitados e com valores consistentes.

Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, e unidades EAD em mais de 16 Estados brasileiros, a instituição promove pesquisa e disponibiliza cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com metodologias alicerçadas cientificamente e baseadas na prática e nos ambientes virtuais constituídos a partir das ferramentas do Google.

Foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) entre as 10 melhores universidades privadas do Brasil e conta com mais de 40 cursos de Graduação, sendo que 100% dos cursos de graduação semipresenciais e online avaliados até o momento possuem nota máxima pelo MEC, mais de 50 cursos de pós-graduação Lato Sensu e com quatro programas de Stricto Sensu, também possui um vasto portfólio de extensão e área de atendimento in company.

A Escola de Saúde La Salle / Santa Casa trabalha em novos projetos. Nos próximos dias irá lançar seu portfólio de especializações médicas e, em breve, objetiva ofertar outros cursos de graduação na área da saúde.

Acesse o Instagram da Escola de Saúde La Salle / Santa Casa para acompanhar as novidades.

POSTS RELACIONADOS

25/jun