SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Híbrido

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

360h (12 a 15 meses)

A constituição de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), bem como o desenvolvimento de Programas de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), constituem-se como obrigatoriedade em todo o território nacional desde as publicações da Lei 9.431, de 06 de janeiro de 1997, e da Portaria 2616, de 12 de maio de 1998 (BRASIL, 1997; BRASIL, 1998). Tais determinações legais justificam-se ao compreender o impacto que as infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS) representam. Estudos demonstram que as IRAS estão entre eventos adversos mais comuns decorrentes da assistência em saúde e representam um grave problema de saúde pública (HAGUE et al, 2018).

 

Objetivo

Capacitar profissionais de diferentes áreas para o planejamento, desenvolvimento e implementação de práticas de prevenção e controle de infecções, relacionadas à assistência em saúde, baseadas em evidências, na cultura da segurança do paciente e na qualidade assistencial.

Público-alvo

Profissionais graduados em saúde e nas diferentes áreas de formação interessados na capacitação em controle de infecção com foco na melhoria da qualidade assistencial.

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingo ( uma vez ao mês), das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle. 

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom. 

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Observações

  • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área;
  • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação;
  • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

Investimento: simule o valor da mensalidade

 

 

Cronograma

Matrículas: até 07/10/2022

Início das aulas: 08/10/2022

Aula Inaugural/Boas-vindas: 05/10/2022 – Via Meet às 19h

A aula do primeiro final de semana do curso (08 e 09 de outubro) vai acontecer no formato síncrono, as demais aulas no formato presencial. Cronograma de encontros presenciais será disponibilizado no início das aulas 

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Teresa Cristina

– Médica especialista em infectologia
– Especialista em segurança assistencial
– Gerente de Segurança Assistencial da Santa Casa de Porto Alegre
– Educadora de Acreditação pelo método da JCI

PROFESSORES

NOTÍCIAS DO CURSO

16/ago

Políticas de Privacidade

Politicas de Privacidade Sites da Rede La [...]
6/jul

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2022/2

A área da saúde segue em destaque, [...]
22/fev
Inscreva-se