SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

360h (12 a 15 meses)

O curso visa capacitar profissionais para estruturar serviços de controle de infecção e planos de controle que estejam em conformidade com a legislação vigente. Além disso, oferece habilidades para realizar vigilância epidemiológica, prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência em saúde. Os participantes também desenvolvem uma compreensão aprofundada sobre resistência microbiana e microrganismos epidemiologicamente relevantes nos serviços de saúde, além de adquirir competências para analisar criticamente indicadores e implementar medidas de melhoria contínua. A interface estabelecida com áreas assistenciais, de qualidade, de segurança e de apoio amplia ainda mais o alcance das práticas aprendidas.

 

Objetivo

Capacitar profissionais para identificar infecções relacionadas à assistência em saúde, compreendendo os riscos e os processos necessários para prevenção e controle. Além disso, os participantes desenvolvem habilidades para implementar e manter planos e programas de controle de infecção em diferentes níveis, seja na gestão, assistência ou apoio. Eles também são preparados para aderir à legislação e aos protocolos institucionais pertinentes, garantindo a conformidade com as diretrizes vigentes. Adicionalmente, o curso enfatiza a importância da produção de conhecimento, formação e qualificação de recursos humanos por meio da educação permanente, visando melhorar continuamente as práticas relacionadas ao controle de infecções e contribuir para a redução da incidência e disseminação dessas infecções.

 

Público-alvo

Profissionais graduados em saúde e nas diferentes áreas de formação interessados na capacitação em controle de infecção com foco na melhoria da qualidade assistencial.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingo ( uma vez ao mês), das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle. 

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom. 

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área;
  • • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação;
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

SIMULE A MENSALIDADE

Cronograma

Matriculas abertas: 11/12/2023

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Teresa Cristina

– Médica especialista em infectologia
– Especialista em segurança assistencial
– Gerente de Segurança Assistencial da Santa Casa de Porto Alegre
– Educadora de Acreditação pelo método da JCI

 

PROFESSORES

NOTÍCIAS DO CURSO

28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
26/out
Inscreva-se