SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Híbrido

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

360h (12 a 15 meses)

Especialização em Serviço Social na Área Hospitalar, promovida pela Escola de Saúde – La Salle | Santa Casa, constitui-se numa possibilidade de aprimoramento profissional e formação continuada, unindo os compromissos da Universidade La Salle de “Promover a formação integral e continuada da pessoa, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão de excelência, para o desenvolvimento sustentável da sociedade, fundamentado nos princípios e na tradição e nos princípios cristão-lassalistas” e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre de “Proporcionar ações de saúde a pessoas de todas as classes sociais, fundamentadas em excelência organizacional, incluindo ensino e pesquisa”. 

Objetivo

Formar especialistas em serviço social para atuarem de modo qualificado, efetivo e humanizado no contexto hospitalar de alta complexidade.

Contribuir para a qualificação profissional de Assistentes Sociais que trabalham ou tenham interesse em atuar na área da saúde de alta complexidade, através de conhecimento do processo de trabalho e legislação pertinente;

Possibilitar a identificação das expressões da questão social no cotidiano da atuação do Assistente Social, a fim de viabilizar a assistência integral em saúde e acesso aos direitos sociais do paciente;

Desenvolver competências profissionais para atuar em equipes multiprofissionais na perspectiva do trabalho organizado em linhas de cuidado.

 

Público-alvo

Profissionais graduados em Serviço Social, interessados em qualificar seus conhecimentos e prática profissional em Serviço Social na área hospitalar de alta complexidade.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle. 

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Vai precisar se deslocar para as aulas práticas? Alunos da Escola de Saúde têm desconto nos Hotéis Suárez. Clique aqui e saiba mais.

 

Observações

  • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação. 
  • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

Investimento: simule o valor da mensalidade

 

Cronograma

Matrículas: até 19/05/2022

Início das aulas: 21/05/22

Aula Inaugural/Boas-vindas: 19/05/2022, 19h, via meet às 19h

A aula do primeiro final de semana do curso (21 e 22 de maio) vai acontecer no formato síncrono, as demais aulas no formato presencial.

Cronograma de encontros presenciais será disponibilizado no início das aulas.

MATRIZ

Matriz curricular

COORDENAÇÃO

Luciene Spagnol

Assistente Social da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde o ano de 1997. Atuei junto as equipes multidisciplinares da Maternidade Mário Totta, Hospital da Criança Santo Antonio e Transplantes. Atualmente membro da equipe multidisciplinar do Transplante de Medula Ossea e Transplante de Cornea, assim como também responsável pelo estagio obrigatório e residência (optativa) em Serviço Social na Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre. Fui Membro docente convidado da disciplina de Bioética da UFCSPA. MBA in Company de Gestão Empresarial pelo IBGEN.

 

NOTÍCIAS DO CURSO

14/mar

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2022/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
22/fev
8/fev
Inscreva-se