SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

12 a 15 meses – 360 horas

O curso capacita profissionais para compreender o ambiente hospitalar em suas várias dimensões e promover uma abordagem centrada no paciente. Destaca-se pela ênfase na integralidade do cuidado, considerando os aspectos cognitivos, comportamentais, afetivos e culturais dos pacientes. Os participantes são preparados para atuar de forma ética e legal, garantindo o bem-estar dos pacientes e a efetividade das intervenções terapêuticas. Além disso, o curso enfatiza o trabalho em equipe inter e multiprofissional, visando a promoção da saúde e a redução do sofrimento dos pacientes e familiares.

 

Objetivo

O curso destaca-se ao proporcionar um aprofundamento no entendimento dos aspectos biopsicossociais do processo de adoecimento, bem como das abordagens teóricas da psicologia aplicadas ao contexto hospitalar. Além disso, enfatiza o papel e o espaço da psicologia hospitalar em conjunto com as diversas especialidades médicas. Os participantes são capacitados para realizar intervenções interdisciplinares e oferecer suporte psicológico aos pacientes e familiares em diferentes contextos hospitalares.

 

Público-alvo

Psicólogas(os) com registro ativo, no Conselho Regional de Psicologia, interessados em aprofundar o entendimento e a prática para o acolhimento, escuta da subjetividade e seus efeitos no ambiente hospitalar.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Atividades a distância: Publicadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

SIMULE A MENSALIDADE

 

Cronograma

Matrículas abertas: 11/12/2023

 

MATRIZ

Matriz curricular

COORDENAÇÃO

Sílvia Abduch Haas

Psicóloga formada em 2003 pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mestre em Ciências da Saúde (UFCSPA), Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (ESIPP) e Especialista em Psicologia Hospitalar (UFRGS). Atualmente trabalha em consultório particular em Porto Alegre e é psicóloga responsável pela Oncologia adultos e Transplantes de Medula Óssea da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Hospital Santa Rita e Dom Vicente Scherer). Membro do Comitê de Ética da ISCMPA. É preceptora da Residência Multiprofissional (UFCSPA/ISCMPA) com ênfase em Intensivismo e Onco-hematologia, e supervisora de estágios profissionais e de psicologia clínica.

E-mail

PROFESSORES

Carolina Closs

Karine Muller

Adriana Reis do Nascimento

Interessado em nosso curso?

Preencha o formulário e entraremos em contato.

NOTÍCIAS DO CURSO

7/abr
28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
Inscreva-se