SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Híbrido

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

12 a 15 meses – 360 horas

Especialização em Nutrição em Pediatria possibilitará a formação de profissionais sensibilizados e capacitados a conduzir práticas qualificadas alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais que norteiam a terapia nutricional na infância, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias a serem implementadas pelos nutricionistas pediátricos, que contribuam com a saúde e o bem-estar humano em longo prazo
 

Objetivo do Curso

Capacitar profissionais da área da Nutrição que atuam e/ou pretendem atuar no eixo profissionalizante em pediatria, em consultórios e unidades de pronto-atendimento, internação e terapia intensiva, a prestarem assistência nutricional e dietoterapia a recém-nascidos, crianças e adolescentes, no diferentes cenários de atenção.

  • Aprofundar nos temas relativos ao desenvolvimento da criança e adolescentes sadios, bem como prevenção e tratamento dietoterápico de doenças mais prevalentes nesses ciclos de vida
  • Aprimorar a habilidade do profissional à avaliação nutricional ampla através de métodos e técnicas avançadas em nutrição clínica (idade-específicas) e fornecer subsídios de encaminhamento para reabilitação e tratamento interdisciplinar, dentro de um contexto de assistência global pediátrico.
  • Aprimorar as apresentações de recomendações nutricionais e intervenções dietoterápicas associadas a cada faixa etária .
  • Desenvolver a capacidade de interpretação da realidade, aplicando seus conhecimentos técnicos de forma a adequar a melhor conduta para assegurar a preservação da saúde e o tratamento de doenças por meio da nutrição;

 

Público-alvo

Profissionais nutricionistas e médicos nutrólogos, interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos à Nutrição aplicada em Pediatria.
 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle. 

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.  

Atividades a distância: Publicadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.
 

Observações

  • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

Investimento: simule o valor da mensalidade

 

Cronograma

Matrículas: até 19/05

Início das aulas: 21/05

Aula Inaugural/Boas-vindas: 19/05/2022, às 19h, via meet

A aula do primeiro final de semana do curso (21 e 22 de maio) vai acontecer no formato síncrono. As demais, no formato presencial.

O cronograma de encontros presenciais será disponibilizado no início das aulas.

 

MATRIZ

Matriz curricular

COORDENAÇÃO

Gabriela Salazar

Coordenadora do Serviço de Nutrição da Santa Casa de Porto Alegre; Coordenadora Técnica do Curso de Especialização em Nutrição Pediátrica, Especialista em Nutrição Clínica pela Unisinos e Mestre em Ciências Médicas pela UFRGS.

NOTÍCIAS DO CURSO

Inscreva-se