SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

15 a 18 meses (360h)

O curso se destaca pela capacidade de avaliar criteriosamente a fisiopatologia de doenças agudas e crônicas, habilidade em diagnosticar, intervir e monitorar o estado nutricional conforme diretrizes nacionais e internacionais, tomada de decisão baseada em evidências para resolver problemas práticos, comunicação assertiva com equipes interdisciplinares, liderança operacional para garantir a implementação de prescrições dietoterápicas e uso eficaz da tecnologia para otimização da prática profissional.

 

Objetivo

O curso destaca-se pela discussão aprofundada da fisiopatologia de doenças agudas e crônicas, além de oferecer ferramentas para diagnóstico, intervenção nutricional e monitoramento do estado nutricional baseadas em evidências científicas. Ele também enfoca a resolução de problemas práticos com soluções embasadas em evidências, o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança, a assertividade no trabalho em equipe interdisciplinar e a utilização de tecnologia para otimizar a atividade profissional.

 

Público-alvo

Profissionais graduados em Nutrição que estejam interessados no aprimoramento profissional na área clínica hospitalar.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • • Nas aulas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

SIMULE A MENSALIDADE

 

Cronograma

Matriculas Abertas: 11/12/2023

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Rafaela Tartari

Nutricionista. Graduação pela UFCSPA, Pós-Graduação em Nutrição em Oncologia pelo INCA, Doutorado e Mestrado em Ciências Pneumológicas pela UFRGS. MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUCRS (em andamento.) Atualmente, é Supervisora de Nutrição Assistencial da Santa Casa de Porto Alegre, e exerce atividades de Ensino como Preceptora Titular do Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Onco-Hematologia e Terapia Intensiva da UFCSPA.

E-mail

PROFESSORES

Thais Sampaio Marques

Gabriela Salazar

Jessica Batista Minho Cavalcanti

NOTÍCIAS DO CURSO

7/abr
28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
Inscreva-se