SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

12 a 15 meses – 360 horas

O curso oferece uma abordagem integral aos pacientes com câncer e suas famílias, destacando a compreensão de suas necessidades específicas. Além disso, aborda os avanços tecnológicos em Oncologia e desenvolve habilidades de pesquisa na área. Proporciona a capacitação para propor ações de Enfermagem visando à melhoria da assistência e capacita para o planejamento, execução, supervisão e avaliação das ações de Enfermagem ao paciente e à família.

 

Objetivo

O curso visa formar enfermeiros com sólidos conhecimentos em oncologia, capacitando-os para planejar, elaborar e executar ações de atenção integral ao paciente e seus familiares em todas as fases da doença. Aborda as modalidades de tratamento do câncer, como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e imunoterapia, entre outros. Além disso, proporciona experiência em planejamento e gestão de serviços de oncologia em diversos contextos.

 

Público-alvo

O curso destina-se a profissionais graduados em enfermagem interessados em aprimorar e desenvolver suas habilidades na área da oncologia.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Atividades a distância: Atividades serão publicadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

SIMULE A MENSALIDADE

 

Cronograma

Matrículas abertas: 11/12/2023

 

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Bruna Mello

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, 2017). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014). Especialista em Administração dos Serviços de Enfermagem (2005) e Master of Business Administration em Gestão Hospitalar (2007). Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2003). Supervisora de Enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 2004.

E-mail

PROFESSORES

Aline Moraes de Abreu

Rafael José Vargas Alves

Lisiane Ruchinsque Martins

Aline Marli Wagner

Roselie Corcini Pinto

Maristenia Machado Araujo

Karine Zancanaro Reys

Fernanda Felipe Pautasso

Ana Paula Dias da Silva

NOTÍCIAS DO CURSO

7/abr
28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
Inscreva-se