SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Híbrido

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

12 a 15 meses – 360 horas

Os indicadores hospitalares demonstram que, aproximadamente, 90% dos pacientes internados num hospital recebem algum tipo de terapia infusional, o que inclui a administração de soluções, medicamentos, produtos nutricionais, transfusão de sangue e hemoderivados por via parenteral. A participação dos enfermeiros nesses procedimentos é fundamental e decisiva em qualquer lugar do mundo. Para tanto, a sua qualificação e formação continuada é imprescindível. 

Neste contexto, a prática em unidades hospitalares e de pronto atendimento, promovida pela Especialização em Enfermagem em Acessos Vasculares e Terapia Infusional da Escola de Saúde La Salle | Santa Casa, possibilitará a formação de enfermeiros críticos, reflexivos, com foco em gestão e capacitados para práticas qualificadas e alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais que norteiam a atuação do profissional da enfermagem.

Objetivo do Curso

Qualificar enfermeiros para a aplicação adequada das técnicas de inserir, cuidar, manter e remover os diferentes dispositivos de acessos vasculares, bem como prevenir, identificar e gerenciar as possíveis complicações nos pacientes portadores de cateteres para garantir a segurança do paciente e o melhor resultado possível.

Público-alvo

Profissionais graduados em Enfermagem interessados no aprimoramento profissional em dispositivos de acessos vasculares e terapia infusional.

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades a distância: dois encontros síncronos de até 2h cada por mês, via plataforma digital.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Observações: 

  • O período de prática supervisionada acontece a partir do segundo semestre, após o início das aulas, em dias de semana durante o dia.
  • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

Investimento

Matrícula: R$ 96,00
Parcela Bruta (1×24): R$ 661,00

*Condição válida até 09/2021.

Colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Egressos da Universidade La Salle têm 50% de desconto em todas as formas de parcelamento.

Cronograma

Matrículas até 17/09

Início das aulas: 18/09

A aula do primeiro final de semana do curso (18 e 19 de setembro) vai acontecer no formato síncrono, as demais aulas no formato presencial.

MATRIZ

Currículo vigente

COORDENAÇÃO

Raquel Bauer Cechinel

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Epidemiologia pela UFRGS. MBA em Executivo em Saúde pela FGV. Atualmente é Supervisora do Time de Acessos Vasculares e Terapia Infusional da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atuando principalmente nos seguintes temas: controle e prevenção das infecções primárias da corrente sanguínea associadas aos cateteres vasculares; prevenção e manejo dos eventos adversos relacionados aos cateteres vasculares e terapia infusional.

Email

Linkedin

PROFESSORES

Raquel Bauer Cechinel

Roberta Almeida da Silva

Lisnéia Fabiani Bock

Andreia Bonato

Ariane Baptista Monteiro

Bárbara Fontoura Moreira Bitencourt

Camila Piuco Preve

Daniela Souza Nunes

Renata Neto Pires

Tiago Oliveira Teixeira

Francieli Zanella Lazaretto

Interessado em nosso curso?

Preencha o formulário e entraremos em contato.

NOTÍCIAS DO CURSO

INSCREVA-SE