SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

360 horas (12 a 15 meses)

Profissionais graduados em enfermagem buscam aprimoramento profissional em dispositivos de acessos vasculares e terapia infusional, destacando-se pela habilidade em selecionar, inserir, cuidar, manter e remover diferentes dispositivos vasculares. Além disso, possuem capacidade para inserção guiada por ultrassom de cateteres venosos periféricos curtos e centrais periféricos, garantindo a segurança e eficácia da terapia infusional. Com perícia no atendimento a situações especiais, demonstram atitude proativa frente às necessidades de assistência ao paciente, e aplicam a Sistematização da Assistência de Enfermagem para garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos.

 

Objetivo

Este programa se destaca ao promover enfermeiros com formação avançada e pensamento crítico na escolha, implantação e monitoramento de dispositivos de acesso vascular, garantindo um atendimento de qualidade e eficaz. Além disso, oferece atualização conforme normas nacionais e internacionais, com base em evidências científicas atualizadas e conceitos de farmacologia, visando a segurança do paciente. Também desenvolve habilidades para formar equipes eficientes de acessos vasculares e terapia infusional, e promove o conhecimento ultrassonográfico para avaliação e inserção de diferentes tipos de cateteres.

 

Público-alvo

Enfermeiros graduados interessados em aprimorar suas habilidades profissionais em dispositivos de acesso vascular e terapia infusional.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Atividades a distância: Atividades serão publicadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

SIMULE A MENSALIDADE

Cronograma

Matrículas abertas: 11/12/2023

MATRIZ

Matriz curricular

COORDENAÇÃO

Raquel Bauer Cechinel

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Epidemiologia pela UFRGS. MBA em Executivo em Saúde pela FGV. Atualmente é Supervisora do Time de Acessos Vasculares e Terapia Infusional da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atuando principalmente nos seguintes temas: controle e prevenção das infecções primárias da corrente sanguínea associadas aos cateteres vasculares; prevenção e manejo dos eventos adversos relacionados aos cateteres vasculares e terapia infusional.

E-mail

PROFESSORES

Tiago Oliveira Teixeira

Francieli Zanella Lazaretto

Ariane Baptista

Renata Neto Pires

Daiane da Silva Gonçalves Veçossi

Daniela Souza Nunes

Marina Junges

Camila Piuco Preve

Kelly Mesquita

Interessado em nosso curso?

Preencha o formulário e entraremos em contato.

NOTÍCIAS DO CURSO

7/abr
28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
Inscreva-se