SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Híbrido

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

360h (12 a 15 meses)

Em janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus como uma emergência de saúde pública de importância internacional. Em maio do mesmo ano, a COVID-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, foi caracterizada pela OMS como uma pandemia (OPAS Brasil, 2020), o que alterou a rotina e o comportamento de pessoas e organizações. Além de dar luz à vulnerabilidade humana, a pandemia também proporcionou maior visibilidade e reconhecimento da essencialidade dos profissionais que atuam na área da Saúde, nas mais diversas funções, especialmente nas áreas de Terapia Intensiva e Emergência Foi evidenciado também o contexto de saúde da população brasileira, percebe-se um conjunto de fatores que também precisam ser considerados, tais como o tempo médio de espera para emergência: segundo estimativa do consórcio de indicadores hospitalar, o tempo médio de espera, em horas, dos pacientes na unidade de emergência de um hospital, a partir do registro de triagem até a avaliação inicial por um médico, no Brasil, um estudo realizado na emergência de um Hospital no interior do Rio Grande do Sul, identificou que cerca de 70% dos pacientes atendidos pelo setor de triagem esperaram até 15 minutos para serem atendidos. Para além disso, cabe considerar o envelhecimento da população e o agravamento de doenças cardiovasculares e neurológicas que demanda uma assistência de maior complexidade. .

Os fatores relacionados exigem cuidados específicos e envolvem uma diversidade de profissionais diretamente ligados ao atendimento e assistência, como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas, assim como, profissionais que apoiam às redes de saúde, tais como gestores, profissionais voltados às tecnologias, aquisição de suprimentos, engenharia hospitalar, dentre outros. Cabe destacar que o cuidado e a assistência hospitalar é potencializado pela tecnologia, que permite diagnósticos mais precisos, confere maior agilidade e rapidez necessárias para redução de riscos à vida.

 

Objetivo

Capacitar enfermeiros para a atuação em Terapia Intensiva e Emergência para realizar intervenções em situações que exijam conhecimentos específicos na rede de atenção à saúde, de forma ética e com embasamento científico, qualificando assim o conhecimento conceitual, técnico e gerencial do profissional.

Público-alvo

Profissionais graduados em enfermagem, com interesse no aperfeiçoamento profissional em terapia intensiva e emergência.

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle. 

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Vai precisar se deslocar para as aulas práticas? Alunos da Escola de Saúde têm desconto nos Hotéis Suárez. Clique aqui e saiba mais.

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

Investimento: simule o valor da mensalidade

 

Cronograma

Matrículas: até 19/05/2022

Início das aulas: 21/05/22

Aula Inaugural/Boas-vindas: 19/05/2022, 19h, via meet

A aula do primeiro final de semana do curso (21 e 22 de maio) vai acontecer no formato síncrono, as demais aulas no formato presencial.

 

O cronograma de encontros presenciais será disponibilizado no início das aulas.

MATRIZ

Matriz curricular

COORDENAÇÃO

Carine Rocha

Enfermeira supervisora da UTI Central e UTI 4 PCR covid-19 do Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, supervisora de Enfermagem do Curso de pós-graduação em terapia intensiva da Escola de Saúde La Salle em parceria com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva em Andamento; Especialista em Emergência e urgência e Trauma; MBA em Gestão Hospitalar São Camilo e Membro Efetivo do Comitê de Terapia nutricional do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

NOTÍCIAS DO CURSO

14/mar

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2022/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
22/fev
8/fev
Inscreva-se