SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

15 meses – 360 horas

O aprimoramento do raciocínio clínico dos enfermeiros em unidades de terapia intensiva e emergências, considerando aspectos biopsicossociais, é um dos focos deste programa. Destaca-se por capacitar os profissionais para planejar e implementar rotinas de assistência alinhadas a métodos avançados e à ética no cuidado. Os participantes são habilitados para o gerenciamento de unidades e o desenvolvimento de indicadores assistenciais. Além disso, enfatiza a aplicabilidade da enfermagem em pacientes críticos, integrando a equipe multiprofissional e a família, e promove a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nessas áreas.

 

Objetivo

Profissionais de enfermagem são capacitados para inovar e empreender soluções na área assistencial, são habilitados a atuar em urgências, utilizando tecnologias inovadoras e priorizando as relações humanas. Com uma abordagem multidisciplinar, realizam ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, além de dominar técnicas específicas em terapia intensiva, emergência e pronto atendimento

 

Público-alvo

Enfermeiros graduados interessados em aprimorar sua atuação profissional em terapia intensiva e emergência.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle. 

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Porto Alegres. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Vai precisar se deslocar para as aulas práticas? Alunos da Escola de Saúde têm desconto nos Hotéis Suárez. Clique aqui e saiba mais.

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • Nas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

SIMULE A MENSALIDADE

Cronograma

Matriculas abertas: 11/12/2023

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Carine Rocha

Enfermeira supervisora da UTI Central e UTI 4 PCR covid-19 do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre, supervisora de Enfermagem do Curso de pós-graduação em terapia intensiva da Escola de Saúde La Salle em parceria com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva em Andamento; Especialista em Emergência e urgência e Trauma; MBA em Gestão Hospitalar São Camilo.

E-mail

PROFESSORES

Daniel Labernarde

Deise Cristina Grazioli

Henrique Meirelles Boldori

Márcia Welfer

Renata Neto Pires

NOTÍCIAS DO CURSO

28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
26/out
Inscreva-se