SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Presencial

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

15 meses – 360 horas

A Especializaçao oferece ferramentas para aprimorar os serviços de doação e transplantes intra-hospitalares, capacitando os profissionais para o acolhimento e comunicação humanizada no ambiente de saúde. Aborda as funções e atribuições do profissional nas equipes de doação de órgãos e tecidos, promovendo uma visão abrangente do processo de doação e transplantes, incluindo aspectos organizacionais, ético-legais, administrativos e operacionais.

 

Objetivo

O curso oferece uma abordagem completa sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, destacando a inserção profissional em cada etapa. Além disso, desenvolve habilidades para organizar o serviço intra-hospitalar, acompanhar o processo de remoção dos órgãos e tecidos e acolher as famílias com comunicação humanizada diante da situação da morte.

 

Público-alvo

Profissionais de enfermagem, psicologia e assistência social interessados em aprimorar suas habilidades profissionais na área de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

 

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

 

Observações

  • • Em geral, as práticas acontecerão nos turnos da manhã e ou tarde, durante a semana, de acordo com a estrutura de atendimento de cada área.
  • • Nas aulas práticas o aluno deverá cumprir 100 horas e 100% de frequência para obter aprovação.
  • • Para o período que ocorrer a Prática Supervisionada o aluno deverá estar em dia com as seguintes vacinas: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela.

 

SIMULE A MENSALIDADE

 

Cronograma

Matriculas abertas: 11/12/2023

 

MATRIZ

Matriz curricular

COORDENAÇÃO

Simone Lysakowski

Doutoranda em Pediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA (em andamento), Mestre em Ensino na Saúde pela UFCSPA (2016), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS (2018), Especialização em Doação e Transplantes pelo Centro Universitário São Camilo (2013), Especialização em Oncologia pelo Centro Universitário São Camilo (2011). Enfermeira pela Universidade FEEVALE (2008). Atua como enfermeira na Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

E-mail

 

Kelen Patrícia Mayer

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2019). Master Internacional en Donación y Trasplante de Órganos, Tejidos y Células -ONT Espanha (2019). Especialista em Docência no Ensino Superior (2018).  Membro do grupo de Estudos e Pesquisa da Praxis de Enfermagem – GEPPEN. Possui mais de 10 anos de experiência em Centro Cirúrgico, Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, Comunicação humanizada em saúde. Atualmente é Enfermeira da Coordenadoria Hospitalar de Transplantes da ISCMPA e da Organização de Procura de Órgãos – OPO1/RS.

E-mail

PROFESSORES

Fernanda Paiva Bonow

Francieli Zanella Lazaretto

NOTÍCIAS DO CURSO

7/abr
28/fev

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2024/1

A área da saúde segue em destaque, [...]
27/out
Inscreva-se