SOBRE O CURSO

MODALIDADE

Híbrido

TIPO DE CURSO

Especialização

DURAÇÃO

400h (15 a 18 meses)

A circulação extracorpórea (CEC) compreende um conjunto de aparelhos e técnicas, mediante as quais se substituem, temporariamente, as funções do coração e dos pulmões, enquanto esses órgãos ficam excluídos da circulação e isso ocorre durante o tempo principal da cirurgia cardiovascular. O profissional apto a realizar esta atividade é o perfusionista, capacitado para operar os maquinários de circulação extracorpórea e selecionar adequadamente os dispositivos descartáveis em cirurgias, ficando responsável pela manutenção das atividades vitais do organismo juntamente com o cirurgião e anestesista envolvidos no procedimento cirúrgico.

Este curso refere-se ao módulo teórico (400h) do curso de Especialização em Circulação Extracorpórea (1200h). Na sequência a este módulo teórico, o aluno poderá inscrever-se no Módulo Prático (800h), com oferta prevista para 2023/1. A conclusão dos dois módulos (teórico + prático) é necessária para o reconhecimento da certificação de Perfusionista junto à Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC).

Objetivo

Formar profissionais capacitados a operar os maquinários de circulação extracorpórea, manter o devido funcionamento da circulação sanguínea e manter o equilíbrio hidro-eletrolítico e hemodinâmico do paciente.

Público-alvo

Profissionais graduados em Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina interessados em desenvolver e/ou aprimorar seus conhecimentos relativos à Circulação Extracorpórea e obter a formação profissional de perfusionista.

Frequência

Atividades presenciais: nas dependências da Santa Casa, sábados e domingo (segundo final de semana do mês), das 8h30min às 17h30min. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer nas dependências da Universidade La Salle.

Atividades a distância: Atividades postadas pelo professor da disciplina na plataforma Classroom.

Atividades práticas: mediante agendamento, fora do horário regular das aulas, conforme funcionamento e disponibilidade das áreas especializadas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prática poderá ser iniciada a partir do segundo semestre do curso.

Investimento: simule o valor da mensalidade

 

 

Cronograma

 

Matrículas até 7/10/2022

Aula Inaugural/Boas-vindas: 08/10/2022

 

 

 

MATRIZ

Matriz Curricular

COORDENAÇÃO

Marcela Sales

– Graduação em Medicina pela FFFCMPA em 1989
– Residências em Cirurgia Geral e Cirurgia Cardiovascular no Hospital São Lucas da PUC finalizadas 1994
– Mestre em Cardiologia pela UFRGS
– Cirurgiã Cardiovascular e Coordenadora do Centro de Patologias da Aorta da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 1998
– Supervisora dos Programas de Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular e de Transplante de Coração
– Editora Associada do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery
– Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
– Ex-presidente da Sociedade Gaúcha de Cirurgia Cardiovascular

 

NOTÍCIAS DO CURSO

16/ago

Políticas de Privacidade

Politicas de Privacidade Sites da Rede La [...]
6/jul

Bolsas Socioeconômicas Pós-Graduação 2022/2

A área da saúde segue em destaque, [...]
22/fev
Inscreva-se