Com novo polo em Porto Alegre, Escola de Saúde inicia a oferta de cursos de graduação

Com a ampliação do portfólio, instituição de ensino coordenada pela Unilasalle e Santa Casa terá graduação semipresencial em Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia nas dependências do complexo hospitalar

Mais um passo foi dado rumo à formação da nova geração de profissionais de saúde. A Escola de Saúde La Salle Santa Casa conta agora com um novo polo de ensino junto à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, um marco da parceria entre Santa Casa e Unilasalle, que iniciou-se em 2020. O novo momento marca o início da oferta de cursos de graduação pela instituição, com os cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, ofertados na modalidade semipresencial.

O acordo que oficializou a criação da nova unidade foi assinado no dia 16 de novembro, durante a cerimônia de conclusão dos cursos de pós-graduação da Escola de Saúde. Com a ampliação do portfólio, a instituição de ensino passa a contar com dez pós-graduações, três graduações e sete cursos de extensão.

Acordo foi assinado durante cerimônia de conclusão de curso da Escola de Saúde (Foto: Escola de Saúde)

Para a Diretora de Graduação da Unilasalle, Cristiele Magalhães Ribeiro, a efetivação do polo para oferta de cursos semipresenciais evidencia o sucesso da parceria entre duas instituições que unem tradição, excelência e inovação em suas atividades-fim, seja na saúde ou na educação. “A partir de agora será possível cursar graduação, extensão e pós-graduação lato sensu dentro do Complexo Hospitalar Santa Casa, aprendendo na prática e com profissionais de referência, com acesso a ambientes e equipamentos modernos e a uma possibilidade ainda maior de empregabilidade.”

Roberta de Almeida da Silva, Gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, reforça a importância desse novo momento. “Com a ampliação de nosso portfólio para o nível de graduação em saúde, estamos integrando de forma plena o ensino e o serviço, trazendo a academia para cocriar junto com a assistência, de maneira a concretizar a inovação do ensino para a prática profissional, aproximando as necessidades de saúde na formação de base desses profissionais.”

Prática em foco nas graduações da Escola de Saúde

A Escola de Saúde já é reconhecida em seus cursos de pós-graduação e extensão pelo aprendizado na prática e esse será um dos diferenciais dos novos cursos de graduação. A ideia, como explica Cristiele, é possibilitar aos alunos o acesso a conhecimentos atualizados, considerando as principais tendências mundiais na área da saúde, além de permitir vivências em ambientes de simulação que fazem uso de equipamentos e tecnologias de ponta, práticas e estágios nos diferentes espaços da Santa Casa, em contato com profissionais experientes durante toda a formação. “Os alunos aprenderão conceitos teóricos em ambiente virtual desenvolvido pela Universidade La Salle em parceria com a Nuvem Mestra, representante da Google For Education no Brasil, utilizarão laboratórios virtuais, terão aulas síncronas com professores, encontros síncronos com tutores, além de mediação presencial nos mais diferentes ambientes do complexo hospitalar.”

De acordo com as gestoras, esse contato com a prática em um dos complexos hospitalares mais modernos do país e que é referência em assistência ajuda a formar não só profissionais com expertise técnica, mas com a humanidade necessária para atuar na área da saúde.

Nossa proposta é desenvolver profissionais para atuarem em diferentes frentes e ambientes da área da saúde, não desenvolvendo apenas competências técnicas, mas também soft skills para que possam atender e cuidar de outras pessoas de forma humanizada, conscientes da necessidade de desenvolvimento contínuo considerando a velocidade das mudanças do mercado de trabalho e da sociedade”, comenta a Diretora de Graduação da Unilasalle.

“A vivência da prática em saúde desde o primeiro dia de aula, promovendo a construção do ser profissional em todas as dimensões: técnica, relacional e comportamental, aliada com as premissas de qualidade, segurança e sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, tornando-se um profissional capaz de atuar de forma ativa e participativa na melhoria contínua da saúde da população, com muito amor pela vida”. complementa a Gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa.

Sobre a Escola de Saúde La Salle Santa Casa

A pandemia do coronavírus promoveu uma grande transformação social e evidenciou a vulnerabilidade humana e a essencialidade dos profissionais que se dedicam à saúde. Foi neste período, em 2020, que surgiu a Escola de Saúde La Salle Santa Casa, uma parceria entre a Unilasalle, uma das dez melhores universidades privadas do Brasil, e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e um dos mais modernos complexos hospitalares do país.